Exportação SPED Fiscal EFD ICMS/IPI por emitente
Índice
Pré-Requisitos
Possuir emitentes cadastrados (Configurações → Menu Cadastro Provedor → Submenu Cadastro de Emitentes).
Para NF21/22 preencher apenas aba 'Cadastro';
Para NFe (55) preencher abas 'Cadastro' e 'NF-e';
NFS-e não é integrada ao SPED;
Configurações do Sped Fiscal (Módulos Integradores → Menu Exportações → Menu Configurações de Padrões → Aba Sped Fiscal - EFD - ICMS/IPI)
A opção 'Nota Fiscal Eletrônica (Modelo 55) - Emissão terceiros' não pode ser utilizada no Sped por emitente;
Atenção para os campos 'Bairros' e 'IBGE', eles devem ser os mesmos da configuração do emitente;
Geração de notas
O emitente precisa ser selecionado nas emissões das notas 21/22 e NF-e para que sejam exportadas no arquivo.
Para as NF21/22 o Emitente é selecionado na inserção de uma nova competência. Todas as notas da competência são automaticamente associadas ao Emitente:
Para as NF-e o Emitente é selecionado a cada envio de nota (Etapa final das movimentações de estoque):
Exportar SPED por Emitente
Menu Módulos Integradores → Menu Exportações → Submenu Exportar
Selecione no campo 'Padrão' a opção ' Sped Fiscal - EFD - ICMS/IPI;
Defina data inicial e final do período;
Selecione o Emitente desejado no campo 'Emitente' e clique no botão 'Gerar Exportação'
Apenas é possível selecionar o Emitente quando logado em 'TODAS AS EMPRESAS' ou quando não há utilização da função Multiempresa;
Quando logado em 'TODAS AS EMPRESAS' sistemas que utilizam a função Multiempresa necessitam informar o Emitente obrigatoriamente;
O sistema irá realizar o download do arquivo do Sped
O arquivo estará disponível na grade para o operador realizar o download posteriormente quando desejar
O arquivo conterá as notas que foram configuradas para fazer parte do Sped e que foram geradas dentro do período definido
Observação
Atenção nas configurações dos campos 'Bairro' e 'IBGE' entre a configuração do SPED e a configuração do Emitente;
Sped integra apenas NF21/22 e NF-e;
Apenas notas fiscais já emitidas para o Emitente cadastrado serão integradas ao arquivo de exportação;
O emitente poderá ser selecionado apenas quando logado em TODAS AS EMPRESAS ou se o sistema não utiliza Multiempresa;
Quando logado em TODAS definição do emitente é obrigatória para gerar o Sped;
Atenção
O MK gera o arquivo apenas para atender ao layout esperado e para enviar as informações de notas fiscais 21 e 22 do MK para a Contabilidade do provedor. Ou seja, não é responsável por gerar o Sped Fisdcal final, apenas trocar informações entre os sistemas.