Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 46 Próxima »


Índice

Visão geral

O MK erp possui integração com a API do Pix Sicoob. Nesta modalidade os valores Pix pagos pelos clientes são depositados diretamente na conta corrente do provedor. O processo de uso da API Pix do Sicoob exige que o provedor gere certificados específicos que devem ser utilizado no internet banking e no mk erp. Nesta documentação vamos passar sugestões para que faça a geração destes certificados e como ativar a configuração da profile de pagamento.

Pré Requisitos

Extraindo as chaves do certificado digital


DICA

Não é obrigatório seguir este modelo para exportação das chaves, caso tenha conhecimento de outras formas de geração, pode ignorar as etapas abaixo.

Faça o download do OpenSSL clicando neste link, a versão é a 1.1 Portable. Extraia da pasta compactada e salve no seu computador no diretório de sua preferência. No exemplo abaixo foi salvo dentro da pasta Documentos

Na mesma pasta onde salvou o OpenSSL (a pasta vai ficar com o nome OpenSSL-1.1.1h_win32) coloque o seu certificado digital (caso o nome do certificado tenha espaçamentos na descrição é recomendado que renomeie ele e retire os espaços): 

Abra o terminal openssl como administrador: 


Extraindo a chave pública 

Execute no terminal: 

pkcs12 -in "CertificadoDoProvedor.pfx" -nokeys -out "ChavePublica.pem"

Onde:

  • CertificadoDigital.pfx - substitua pelo nome e extensão do seu certificado digital
  • ChavePublica.pem - substitua pelo nome que deseja utilizar para a chave pública

Após rodar o comando o terminal vai solicitar a senha do certificado:

Basta informar e então se estiver correta a chave publica vai ser criada dentro da mesma pasta OpenSSL-1.1.1h_win32.

É esta chave que deve ser enviada para o Sicoob, conforme a documentação Cadastro Pix Sicoob em Homologação.

Extraindo a chave privada

Execute no terminal:

pkcs12 -in "CertificadoDoProvedor.pfx" -nocerts -out "ChavePrivada.pem" -nodes

Onde:

  • CertificadoDoProvedor.pfx - substitua pelo nome e extensão do seu certificado digital
  • ChavePrivada.pem - substitua pelo nome que deseja utilizar para a chave privada

Após rodar o comando o terminal vai solicitar a senha do certificado:

Basta informar e então se estiver correta a chave publica vai ser criada dentro da mesma pasta OpenSSL-1.1.1h_win32:

Abra o arquivo (pode utilizar o Bloco de Notas, Notepad++ ou qualquer programa que leia arquivos .txt) e remova o cabeçalho: linhas 1,2 e 3, conforme exemplos abaixo:

Salve desta forma:

É esta chave que será utilizada no upload na profile de pagamento do Sicoob no sistema MK

Cadastro Pix Sicoob

A equipe de desenvolvimento do mk erp já fez testes de pagamento com o Sicoob durante a criação da integração, por isso o sistema é considerado como já homologado. Assim basta solicitar para a agência as chaves de produção para inserir na profile. Deve ser utilizada uma conta (profile Sicoob v2) já cadastrada no sistema.

PROFILE SICOOB

Atenção! Caso não tenha nenhuma profile do Sicoob no layout v2 homologada em seu sistema entre em contato com a equipe de suporte a homologação bancária para iniciar o processo.

É necessário inserir os dados PIX passados pela agência, entre em contato com o seu gerente para solicitar as informações. Para agilizar o processo já pode enviar para ele as seguintes informações:

Dados do cooperado: (preencha com as informações do provedor e da conta Sicoob)

  1. Cooperativa: 
  2. Conta:
  3. Nome completo do cooperado: 
  4. CPF:
  5. Razão social: 
  6. CNPJ: 
  7. E-mail do cooperado:
  8. Número do celular do cooperado para envio de SMS:
  9. IP fixo do seu servidor: (IP do seu sistema mk)

Informações sobre seu aplicativo/website: (utilize as informações conforme abaixo)

  1. Finalidade e Endpoints que serão utilizados: PIX copia e cola (QRcode) utilizando endpoints da API 2.2.1 de integração, gerenciamento de cobranças com pagamento imediato (COB) e gerenciamento de Pix recebidos (PIX)
  2. IP público: (IP do seu sistema mk)
  3. A integração será através de uma software house? Sim
  4. Software house: MK Solutions (com API já homologada)
  5. CNPJ da software house: 09587408000186
  6. Chave pública do certificado: (chave pública .PEM extraída do certificado digital).


AGÊNCIAS SICOOB

Algumas agências podem não ter TI "local" para ativação do PIX, neste caso pode orientar o gerente a entrar em contato com o CCS Sicoob nacional para buscar orientações.

Dica

Caso o gerente solicite a url de call-back informe a ele que não é necessário enviar, o Sicoob não utiliza mais esta informação na API PIX mais recente (API 2.2.1 que o mk erp utiliza)

A própria agência vai receber os dados da central do Pix e enviar para o e-mail do cooperado. Será enviada uma pasta compactada com senha com senha, para visualizar o conteúdo utilize a senha recebida por SMS. Assim que tiver as informações cadastre elas no sistema conforme o passo a passo a seguir.

Configuração da profile de pagamento em ambiente de produção

ACESSO: Configurações → Menu Financeiro → Submenu Profile de Pagamento → Boleto MK Ver. 2 - Edição, localize a profile do Sicoob e então vai estar disponível a área PIX para inserir a configuração:

Importante

O cadastro dos dados de produção é de responsabilidade exclusiva do provedor

Preencha os seguintes campos:

  • Chave PIX: chave Pix da conta Sicoob (gerada pelo Sicoob e enviada para o cooperado por e-mail, pode ser o CNPJ, um e-mail, telefone, chave aleatória...)
  • Credenciais: seleção da credencial utilizada na conta/profile de pagamento. Clique em Cadastrar credenciais PIX para inserir os dados de produção;
  • Status: selecione a opção:
    • Produção
  • Hab. testes:
    • Sim: pode utilizar esta opção para realizar um teste de pagamento, dessa forma a geração do QRcode vai ser permitida somente para um cadastro selecionado como Cliente Homologação;
    • Não: liberado para todos os clientes;
  • Cliente Homologação: selecione o cadastro do cliente que deseja utilizar para o teste de pagamento;
  • Testar comunicação: teste de comunicação com o Sicoob para confirmar se a chave e credenciais estão corretas (clique para executar somente após inserir os dados conforme instruções abaixo);
  • Cadastrar credenciais PIX: ao clicar neste botão será aberta nova janela onde deve ser inserida a configuração com as chaves de produção;

  • client_id: credencial de produção enviada pelo Sicoob;
  • client_secret: credencial de produção enviada pelo Sicoob (geralmente é a mesma informação do client_id, neste caso basta repetir a informação nos dois campos);
  • path_cert_host: certificado digital público do host da api Pix do Sicoob (pode fazer o download clicando aqui e após basta fazer o upload no sistema);
  • path_cert_client: chave pública .PEM extraída do certificado digital do provedor (a mesma que foi enviada para o Sicoob gerar as credenciais);
  • path_key_cliente: chave privada .PEM extraída do certificado digital do provedor

Testar comunicação

Para confirmar que as credenciais estão corretas utilize a ferramenta Testar comunicação:

Este teste verifica se as chaves informadas na credencial estão certas e se os certificados tiveram o upload feito corretamente. Como os certificados são obrigatórios para geração do PIX Sicoob observe que se não for realizado o upload o retorno do teste não será OK:

A API do Sicoob realiza as transações utilizando a chave pública e privada do seu certificado digital. Por isso é importante verificar a validade dele, pois para seguir utilizando a API é necessário renová-lo antes do fim da validade. Na ferramenta Exibir dados do certificado é possível verificar o status:

Pronto! A sua profile Sicoob está com o Pix ativo 😊

  • Sem rótulos