Utilizando o MKNETMAPS


Índice

Acessando o MKnetMaps

O MKnetMaps está localizado no módulo técnico do MK. Neste modulo serão encontradas todas as ferramentas para cadastro e manutenção das informações dos equipamentos da rede FTTH.

Para iniciarmos a documentação da nossa rede FTTH, seja ela balanceada, desbalanceada ou hibrida, vamos acessar o Módulo Técnico →  Menu MKNetMaps →  Submenu Mapa


Assim que o mapa abrir, o mesmo irá estar centralizado no endereço cadastrado em Configurações → > Cadastro Provedor → Menu Provedor.

Inserindo Armário no Mapa

O primeiro elemento a ser inserido no mapa será o Armário, este elemento será o responsável por hospedar a(s) nossa(s) OLT(s). 

Para inseri-lo, clique no botão "incluir novo armário" localizado na grade ferramentas na parte inferior do mapa.


Localize no mapa a região que este elemento será inserido, pode utilizar a ferramenta de busca de endereços, localizada no canto esquerdo do mapa.


Após localizar o local que o Armário será inserido, com um clique simples no mapa o Armário será inserido.

O operador poderá movê-lo pra uma posição mais correta após a inserção, basta clicar sob o ícone e arrasta-lo.

Alterar nome do Armário

O Armário assim que inserido terá um nome padrão chamado "ARMARIO" para altera o nome do mesmo, basta clicar com o botão direito sob o ícone e após em "Alterar nome do armário".

PONTO DE ACESSO

O segundo elemento que vamos cadastrar será a OLT, para isto, dentro do próprio mapa, clique com o botão direito sob o armário, e após em "Incluir novo POP(OLT)", e irá abrir o menu chamado "Pontos de acesso", que na pratica é o mesmo menu que terá acesso em Módulo Técnico → Menu Equipamentos → > Pontos de acesso.

Para o cadastro de OLTs teremos particularidades conforme o fabricante que utilizar, abaixo segue a forma de cadastro de algumas fabricantes:

Datacom/Fiberhome/Furukawa/Huawei/Intelbras/Parks

DIO

Para inserirmos um DIO, primeiramente precisaremos ter um armário criado, assim iremos clicar com o botão direito sob este armário e após em "Inserir novo DIO".

Na tela que irá abrir basta informar: 

  • Nome ao DIO
  • Quantidade de porta que o mesmo possui .

DICA

Uma dica importante é trabalhar com um nomenclatura unica para cada elemento chamando o DIO por exemplo: DIO 48 PORTAS - ARMARIO PRINCIPAL.

CAIXA DE EMENDA

Para que possamos documentar no sistema quais fibras estão ligadas em qual porta PON, ou em qual DIO, é de fundamental importância criarmos uma CAIXA DE EMENDA .

Saiba mais sobre como realizar esta documentação em Diagrama de Emendas

Abaixo temos um exemplo de ligações envolvendo portas PON com portas de entrada do DIO:

POSTES

Os postes tem função fundamental para nossa documentação dentro do MKnetMaps, pois para que possamos criar caixas de emenda, splitters de derivação, caixas de atendimento a clientes ou sobra de cabos, se faz necessário existir um poste. Para criá-lo, basta ir na barra de ferramentas na parte inferior do mapa , clicar no botão "Incluir novo poste"


Da mesma forma que a inserção do armário, localize no mapa o local que deseja inserir o poste e clique sobre ele, o mapa será inserido na localização clicada.  

Caixa subterrânea

À outra função semelhante ao postes para documentar elementos subterraneos chamada "Incluir nova caixa subterranea", esse elemento posibilitará o vinculo com os mesmos elementos que o poste, a diferença será apenas visual em comparação a um poste.

Tipo de postes

Tanto no cadastro de uma caixa subterrânea quando de um poste, é possível vincular este cadastro a um "tipo de poste", e a um "proprietário de poste".
As opções de tipo de poste estão disponíveis em Configurações →  Menu MKNetMaps →  Submenu Tipos de poste


Proprietário de postes

E o cadastro de Proprietário de postes estÁ localizada em Configurações →  Menu MKNetMaps → Submenu Proprietário de postes.


Ambas as opções não são obrigatórias, mas servirão como parâmetros para geração de relatórios posteriormente.

CADASTRO DE TIPOS DE CABOS

Para que possamos passar os cabos pelos postes, primeiramente precisaremos cadastrar os modelos de cabos que iremos trabalhar, como por exemplo 6FO, 12FO, 24FO, 36FO, 48FO, etc.

Este cadastro de tipos de cabos deve ser feito em Configurações →  Menu MKNetMaps →  Tipos de cabo. 


DICA

Uma vez criado o tipo de cabo, não irá surtir efeito a alteração de quantidade de fibras, ou de tubos loose, se o cadastro foi salvo por exemplo com 48 Fibras, sendo 12 fibras por tuboloose, caso tenha que efetuar qualquer alteração na quantidade de fibras ou de tubolooses, aconselha-se remover o cadastro que existe, e recriá-lo.

Dentro deste cadastro de Tipos de cabo há um cadastro chamado "Fabricante" que poderá cadastrar o fabricante do cabo em questão .

Outro cadastro existente dentro deste menu é o "Padrão de cores", que irá determinar as cores de cada fibra e de cada tuboloose.


CADASTRO DE CABOS

Para criar um cabo que irá passar por determinados postes, basta clicar no botão "Incluir novo cabo" localizado na parte inferior do mapa, na palheta de ferramentas.



DICA

Procure utilizar nomenclaturas únicas para cada cadastro de cabo, pois esta é uma forma muito pratica de localizar e identificar os cabos posteriormente.

Assim que salvamos este registro, a tela de criação irá se fechar automaticamente, para que puxe outro menu, localizado no canto superior direito da tela do mapa.



Neste menu, no campo "De", só será preenchido quando o cabo em questão estiver saindo de dentro do armário, para todos os demais cabos onde a origem é uma caixa de emenda, este campo "De" ficará em branco.
Após isto no campo "Cabo" deve selecionar o cabo que deseja vincular aos postes, sendo que o ultimo cabo cadastrado sempre será o primeiro desta ordenação.
E por ultimo deve clicar sob os postes que este cabo irá passar.


DICA

 É muito importante que o cabo seja passado pelos postes de forma ordenada, ou seja, do primeiro poste para o ultimo, pois o sistema leva em consideração a origem e o destino de cada cabo.

DOCUMENTANDO LIGAÇÕES DAS FIBRAS COM DIO E PORTAS PON

Uma vez criado as OLTs, ou placas das OLTs, com suas respectivas portas PON, os DIOs e o cabo que tem origem o local onde estes elementos estão, vamos retornar a caixa de emenda criada dentro do armário (linkar com a documentação: CAIXA DE EMENDA), para isto, clique com o botão direito sob o armário, e após em "elementos", e dentro do menu que irá surgir clique em "Ver detalhes" do elemento "Diagrama".


Dentro deste diagrama, observe ao lado direito, que irá listar o cabo que foi vinculado ao armário, vamos clicar no "+" para adicionar este cabo ao diagrama.

Uma vez este cabo dentro do diagrama, basta que clique na porta de origem, que será uma porta PON, ou uma porta de saída do DIO, e após em uma fibra do cabo conforme exemplo:.


IMPRIMINDO DIAGRAMA DENTRO DA CAIXA DE EMENDA

Ainda dentro desde diagrama da caixa de emenda, poderá imprimi-lo, ou salva-lo em PDF, para isto, basta clicar no botão "Imprimir Diagrama".

REMOVENDO LIGAÇÕES DENTRO DA CAIXA DE EMENDA

Após criada alguma ligação dentro do diagrama, poderá a qualquer momento remove-la, selecionando a ligação, clicando na ponteira de origem ou na ponteira de destino, observe que a linha azul da função ficará vermelha.

Uma vez desta forma, clique no botão "Remover ligação selecionada".

CADASTRO DE SPLITTER DE DERIVAÇÃO - CAIXA HUB

Para que possamos derivar a rede FTTH, precisaremos cadastrar splitter de derivação, dentro do sistema, este cadastro chamamos de "Caixa HUB" e para criar este elemento basta clicar com o botão direito sob um armário ou poste, e após em "Elementos".

No menu que irá abrir, clique na opção "HUB".


Dentro desta tela poderá vincular a um cadastro de modelo de caixa, para que algumas informações sejam preenchidas de forma automática, como por exemplo os campo "Índice de perda", "Valor estimado" e "Portas".


Este cadastro de modelo de caixa esta localizado em Configurações →  MKNetMaps →  Tipos de caixa.


Uma outra forma de cadastro de caixa HUB é através do diagrama da caixa de emenda, basta acessar a caixa de emenda, que existe neste poste, e após clicar no botão "Adicionar nova caixa HUB"

DICA

É muito importante que em todos os postes que houverem rompimento de fibra, seja devido a uma derivação, ou fusão de uma fibra em uma caixa de atendimento a cliente, ou apenas ligação de fibra com fibra, que seja criado uma caixa de emenda para que possa informar ao sistema quais fibras estão sendo iluminadas e quais estão apagadas.

ORIGEM E DESTINO DOS ELEMENTOS DENTRO DA CAIXA DE EMENDA

Conforme nossa documentação vai avançando, teremos elementos de origem (que estão chegando no poste) e elementos de destino (que estão saindo deste poste e continuando a rede), abaixo temos um cenário muito comum, onde temos um cabo chegando até determinado poste e neste poste o mesmo será derivado em outro dois pedaços de cabo:


Após os cabos serem vinculados ao postes, teremos que criar uma caixa de emenda no poste em comum a eles, e dentro desta caixa de emenda teremos um único cabo de origem, e 3 cabos possíveis de destino


No exemplo abaixo, utilizamos uma fibra para iluminar um splitter HUB de 8 portas, desta forma as 8 portas de saída dele estão iluminadas, e estas portas serão ligadas em 8 fibras de um novo cabo


LIGAÇÕES AUTOMÁTICAS NA ARVORE LATERAL

Devido as ligações que efetuamos dentro da caixa de emenda, estas ligações são espelhadas na arvore de ligações na lateral esquerda do mapa

Alem desta arvore ser alimentada de forma automática, as ligações existentes em Técnico →  MKNetMaps →  Diagrama de Rede


CRIANDO CAIXA DE ATENDIMENTO A CLIENTE (CTO/NAP)

Para que possamos vincular um cliente a rede FTTH, precisaremos criar o que chamamos dentro do sistema de caixa NAP, para isto, clique com o botão direito sob o poste onde esta caixa esta localizada e após no botão "NAP"

Assim como no exemplo da criação da caixa HUB (linkar com: CADASTRO DE SPLITTER DE DERIVAÇÃO - CAIXA HUB) teremos que dar um nome a esta caixa, e preencher os dados "Índice de perda", "Valor estimado" e "portas", ou preencher o campo "Modelo" e estes campos serão alimentados de forma automática.

DICA

Neste menu de criação da caixa NAP, na parte inferior, onde consta a listagem de portas desta caixa, poderá aumentar a quantidade de postas manualmente, para caso o splitter originalmente sejá de 8 portas e foi substituido por um de 16 portas por exemplo.

Assim como no exemplo da criação da caixa HUB, poderá criar a caixa NAP dentro da própria caixa de emenda, clicando no botão "Adicionar nova caixa NAP"

EFETUANDO LIGAÇÃO DE FIBRA COM CAIXA NAP

Primeiramente deve criar uma caixa de emenda no mesmo poste onde existe a caixa nap (linkar com: CAIXA DE EMENDA), e dentro deste diagrama terá um cabo que esta chegando no poste onde esta criada esta caixa NAP, este cabo será a origem (ficará ao lado esquerdo do diagrama) e a caixa de NAP será o destino (ficará ao lado direito do diagrama)


Uma vez salvo este diagrama envolvendo uma fibra e uma caixa NAP/CTO, a arvore de ligações, na lateral esquerda do mapa terá uma nova ramificação conforme exemplo:


PROVISIONAMENTO

Assim que efetuamos o vinculo de uma caixa NAP com a OLT (linkar com:EFETUANDO LIGACAO DE FIBRA COM CAIXA NAP ) temos condições de enviar o comando de provisionamento, para isto, acesse o Módulo Técnico →  Menu Técnico Home, localize o cliente que deseja efetuar o provisionamento, selecione a conexão e após clique no botão "Provisionar" na parte inferior deste menu:


Dentro deste menu de provisionamento, terá que selecionar a caixa NAP/Splitter, com esta informação os campo "Dados da OLT" e "Interface OLT" serão preenchidos, basta que no campo "Versão" selecione "V3" e no campo ao lado selecione qual script de provisionamento deseja enviar. Após o preenchimento deste dados clique no botão "Executar"
Nesta tela de provisionamento existe um campo chamado "Modelo" a mesma só é necessária para quem trabalha com a fabricante "Fiberhome" e para cadastrar este modelo, deve acessar o menu Configurações →  Menu MKNetMaps →  Submenu Modelos de Hardware:


E para quem deseja enviar uma VLAN diferente para por exemplo, ONUs em modo router e em modo Bridge, ou uma VLAN diferente para um terminado bairro, ou até mesmo enviar um nome de profile diferente para cada situação, pode trabalhar com o campo "Profile", este campo puxa as informações contidas dentro de Módulo Técnico →  Menu Equipamentos → Submenu Pontos de acesso, no cadastro da OLT, na aba "Portas/Perfis" no campo "Perfis associados ao equipamento"

Acompanhem os Vídeos 


INTRODUÇÃO

NOMECLATURASARMÁRIOS

OLT'S E PORTAS PONPOSTESMODELOS E CABOS

FUSÕES E LIGAÇÕESNAPSOBRA DE CABO E OUTROS ELEMENTOS

VINCULO DO CLIENTE COM O CTOREDE UTPPROJETO

REDE WIRELESSVIABILIDADE ATRAVÉS DO MAPASPLITTER DE DERIVAÇÃO E CAIXA HUB

CAIXA DE EMENDA E DIAGRAMA DE FUSÕES