Utilizando o Insomnia para consumir as APIs
Índice
Pré-Requisitos
- URL da API selecionada (caso seja uma API Especial converse com a nossa equipe comercial para mais informações)
- Acesso ao Insomnia
- Para APIs do tipo POST ou PUT servidor com Ubuntu na versão 16.04 ou superior
Gerando o token de autorização
O primeiro passo para consumir uma das APIs é gerar o token de autorização, conforme a nossa documentação. Isso trás mais segurança para o processo pois garante que somente usuários cadastros no sistema e com permissão na configuração das APIs terão acesso as requisições.
- Crie um usuário em seu sistema para o operador que vai utilizar o webservice. O acesso deste usuário no MK é indiferente pois será utilizado somente o token gerado.
- Após crie o perfil deste usuário no webservice em Integradores > Gerenciador de Webservise> Configuração de perfil de webservice, veja mais detalhes na nossa documentação: Perfil de webservices.
- Por último é necessário informar quais autorizações ele terá no webservice, essa configuração é feita em Integradores > Gerenciador de Webservise > Operadores com autorização, veja mais detalhes na nossa documentação: Operadores com autorização.
Esta é a URL de autorização geral:
AUTORIZAÇÃO GERAL
IP:PORTA/mk/WSAutenticacao.rule?sys=MK0&
Agora na Query devem ser adicionados os seguintes parâmetros:
- token - copiado do cadastro do usuário no sistema (Obrigatório)
- password - copiado do perfil de webservice em que o usuário foi incluído (Obrigatório)
- cd_servico - informe 9999 para autorizar todos os serviços selecionados no perfil de webservice do usuário (Obrigatório)
Após adicionar os parâmetros basta clicar em Send para fazer a consulta. Observe que no retorno será informado o Token de autorização. É ele que vai ser utilizado para consumir todas as APIs.
Gerando o ambiente
Para que não seja necessário informar o ambiente (IP ou https do mk) em cada requisição o Insomnia possui variáveis de ambiente, que podem ser reutilizadas. Para criar, basta clicar em No Environment > Manage Environments abaixo do menu principal do Insomnia:
O padrão do ambiente é https://seuendereco/core-api Veja o exemplo para uso:
Consumindo uma API
Para consumir a primeira requisição basta clicar sobre o botão com símbolo de mais (+) e então clicar em New Request (ou utilizar o atalho Ctrl + N):
Informe o nome da requisição e selecione o tipo dela GET, POST ou PUT. O tipo fica indicado na nossa documentação junto com a URL e segue este padrão:
- Consultas/listas: tipo GET
- Alteração: tipo PUT
- Inclusão: tipo POST
APIs do tipo GET
A API para listar ordens de serviço por código é uma requisição do tipo GET (consulta):
No Insomnia deve ser cadastrada da mesma forma: clique sobre o botão com símbolo de mais (+) > HTTP Request (ou utilize o atalho Ctrl + N)
Após a criação será aberto o painel para que seja informada a URL da API na parte superior, ao lado do método, que neste caso é GET. A URL de nossa API para listar as OS por código é: /os/id Como o ambiente já foi configurado basta digitar _ (sustenido) > selecionar a opção e colar a URL:
Observe que dessa forma em URL PREVIEW a url já é gerada com o seu IP ou https:
Agora na Query devem ser adicionados os parâmetros. Conforme a documentação nesta requisição são utilizados dois:
token - token de retorno da autenticação (Obrigatório)
- id - código da OS (Obrigatório)
Após adicionar os parâmetros basta clicar em Send para fazer a consulta.
APIS do tipo PUT
A API para alterar o cadastro de um cliente é uma requisição do tipo PUT (alteração):
No Insomnia deve ser cadastrada da mesma forma: clique sobre o botão com símbolo de mais (+) > HTTP Request (ou utilize o atalho Ctrl + N)
Após a criação será aberto o painel para que seja informada a URL da API na parte superior, ao lado do método, que neste caso é PUT. A URL de nossa API para listar as OS por código é: /cidades Como o ambiente já foi configurado basta digitar _ (sustenido) > selecionar a opção e colar a URL:
Na aba Query deve ser adicionado o parâmetro do token que autoriza o uso da API e do código do que será alterado por ela:
- token - token de retorno da autenticação (Obrigatório)
- id - código da cidade que será alterada (Obrigatório)
Agora na aba JSON devem ser adicionados os parâmetros da API, adicione os que são obrigatórios e os opcionais que desejar conforme a documentação. Quando concluir basta clicar em Send para fazer a consulta.
APIS do tipo POST
A API para criar cidades por código é uma requisição do tipo POST (inclusão):
No Insomnia deve ser cadastrada da mesma forma: clique sobre o botão com símbolo de mais (+) > HTTP Request (ou utilize o atalho Ctrl + N)
Após a criação será aberto o painel para que seja informada a URL da API na parte superior, ao lado do método, que neste caso é POST. A URL de nossa API para listar as OS por código é: /cidades Como o ambiente já foi configurado basta digitar _ (sustenido) > selecionar a opção e colar a URL.
Na aba Query deve ser adicionado o parâmetro do token que autoriza o uso da API:
- token - token de retorno da autenticação (Obrigatório)
Agora na aba JSON devem ser adicionados os parâmetros da API. Conforme a documentação nesta requisição são utilizados vários parâmetros:
- nome - nome da cidade (Obrigatório)
- IBGE - código do IBGE da cidade (Obrigatório)
- estado - código do estado (Obrigatório)