MK NextVAN Banco do Brasil

Índice

Pré Requisitos

  • ERP atualizado na versão MK4;
  • sistema atualizado na release 64.2 ou superior;
  • ativação da API Cobranças do Banco do Brasil realizada através do portal de desenvolvimento (entre em contato com a sua agência para auxílio neste processo);
  • liberação do certificado digital para requisição automática via webhook para o ERP;
  • contato com o time de negócios

Solicite um contato do time de negócios para que todas as vantagens do MK Next seja apresentadas e então você pode escolher a opção mais adequada 😊

Liquidações via PIX (QRCode) possuem o tempo de liquidação simultâneo ao pagamento. Para liquidações via linha digitável ou código de barras, tempo permanece em D+1. 


Conta

É possível ativar a API para VAN bancária em uma conta (profile) que já é utilizada no ERP. Neste cenário a profile atual deve ser desativada para que após seja configurada a nova profile com a entidade da VAN bancária.

Ativação da API de cobrança do Banco do Brasil

No portal de desenvolvimento do BB devem ser solicitadas as credenciais de produçãoTem dúvidas no processo? Este tutorial no canal no YouTube do BB explica o passo a passo, clique aqui para acessar. Solicite a API em produção, aceite os termos de contrato e então terá acesso ao ambiente. Para a integração serão necessárias duas informações:

  1. basicToken
  2. developer_application_key



Abaixo veja as instruções de como inserir as informações no ERP.

Criação da conta no ERP

ACESSO: Configurações → Profiles de pagamento → Boleto MK Ver.2

Em DADOS BÁSICOS DA PROFILE preencha os seguintes campos:


  • Nome da profile - identificação da sua profile no ERP
  • Sequencial - o primeiro "nosso número" (ID do boleto) que será gerado pela VAN bancária. Atenção: se a profile já é utilizada no ERP deve ser inserido o número do último boleto gerado (em caso de dúvidas converse com o nosso atendimento)
  • Entidade - MK Next BB
  • Multa - % de multa mensal
  • Juros - % de juro diário
  • Status Profile - Em homologação
  • Instruções - instruções de pagamento que vão constar no layout do boleto (gerado em PDF)
  • Modelo padrão de impressão - selecione um dos modelos padrões (ou entre em contato com o time de operações caso deseje personalizar o layout):
    • Impressão 3 x folha - layout em que, caso selecionados múltiplas faturas para impressão, terão a geração de 3 boletos por folha com o QRcode e linha de pagamento via PIX
    • Impressão 2 x folha - layout em que, caso selecionados múltiplas faturas para impressão, terão a geração de 2 boletos por folha com o QRcode e linha de pagamento via PIX
    • Impressão 1 x folha - layout que terá a geração de 1 boleto por folha com o QRcode e linha de pagamento via PIX
  • Modelo para impressão via SAC - modelo de impressão que será utilizado no SAC (web e app) caso deseje que seja diferente do que é gerado via sistema

Acesse a aba DADOS DO BENEFICIÁRIO e preencha as informações com os dados do CNPJ beneficiário da conta:


Ativação da conta Next

Cadastro da matriz

Para o cadastro utilize os dados da matriz do seu provedor. Se tiver multiempresas, ou contas com CNPJs diferentes cadastre como novas integrações, dessa forma todas vão ficar vinculadas ao CNPJ da matriz.

Acesso: criação de conta Next

Siga os passos até a etapa de confirmação para criar a sua conta e obter o acesso. Se tiver qualquer dúvida neste processo entre em contato com o nosso time de suporte ao Next.

Acesso: Configurações  → Integrações


No menu Minha empresa → Integrações copie os dados que foram gerados automaticamente para a sua empresa, eles serão utilizados no seu ERP.

Ativação do webhook do Banco do Brasil

Para que as transações (registros e pagamentos) aconteçam automaticamente é necessário ativar o certificado no portal do Banco do Brasil. Se tiver qualquer dúvida neste processo pode solicitar auxílio do BB pelo e-mail: suporte.openbanking@bb.com.br

Localize no portal a opção Certificados  → LIBERAÇÃO AUTOMÁTICA:

No campo URL cole o conteúdo que o time de onboarding vai lhe enviar e cliquem em SOLICITAR:

Aguarde alguns minutos e verifique se a situação vai ser atualizada para sucesso. Após acesso o menu Webhook  → CADASTRAR NOVO EVENTO:

Selecione então a API Cobranças:

Caso a URL não seja preenchida automaticamente cole novamente (a URL é gerada e enviada pelo time de onboarding do Next), e informe o e-mail para caso de avisos que o Banco do Brasil precise fazer. Deixe o evento Baixa Operacional selecionado e defina o status dele como Ativado. Clique em Salvar para finalizar. O evento cadastrado deve constar na listagem como Ativado:

Ativação da conta no ERP

ACESSO: Configurações → Profiles de pagamento → Boleto MK Ver.2

Localize a sua profile MK Next Banco do Brasil e acesse a aba MK NEXT → Cadastrar credenciais MK Next

  • client_id - copie do seu MK Next;
  • client_secret - copie do seu MK Next;
  • integration_id - solicite ao time de suporte do Next;

Grave o registro e utilize a ferramenta Testar comunicação:

Será realizado um teste de comunicação entre o ERP e o Next.

Informe no ticket de ativação da sua conta e então o nosso time de onboarding do Next vai mudar o status da profile no ERP para produção. Pronto! Você já pode utilizar as ferramentas da integração pela VAN bancária e também todos os recursos do seu MK Next 😊

Registro de faturas

Acesso: Financeiro → Remessas

O registro dos boletos é realizado através da API da van bancária. Por isso no ERP basta criar um filtro de arquivo de remessa para a profile e ao concluir o registro será enviado automaticamente para o Banco do Brasil:

  • Tipo da remessa - Normal (todos registros);
  • Tipo de profile - Boleto;
  • Profile - localize a sua profile MK Next;
  • Tipo de período -
    • Data de vencimento - para registrar faturas que tem vencimento dentro de um período;
    • Data de lançamento - para registrar faturas que foram criadas dentro de um período;
  • Data inicial - início do período;
  • Data final - final do período;
  • TAG - para personalizar o filtro de acordo com TAGs utilizadas nos cadastros dos clientes

Confirme e então o sistema vai exibir todas as faturas que se encaixam no filtro selecionado. Para efetivar o registro basta confirmar e então o ERP já vai enviar instantaneamente o registro para o banco.

Verificar o registro das faturas

Acesso: Financeiro → Leitura de retorno

Após a geração do arquivo de remessa um novo registro vai ser exibido automaticamente no menu Leitura de retorno com o operador Webhook que indica que foi uma informação gerada automaticamente gerada pelo sistema.

Clique 2x para visualizar as faturas registradas ou rejeições.

Caso uma fatura seja rejeitada verifique os detalhes do motivo da rejeição, faça os ajustes necessários no sistema e após crie um novo filtro de remessa para enviar o registro novamente.

Tempo mínimo de espera para alteração ou exclusão de faturas registradas

A API do Banco do Brasil exige um tempo mínimo de 30min entre o registro e uma alteração, ou exclusão, de faturas após o registro. 

Por exemplo: se uma fatura foi registrada às 16:00h somente a partir das 16:30h pode ser alterada, ou removida.

Para se adequar a esta exigência o ERP vai exibir uma mensagem e bloquear o processo de alteração, ou remoção, de faturas dentro deste período de tempo:


Rotinas de pagamento

Acesso: Financeiro → Leitura de retorno

Os pagamentos também são processados automaticamente assim que a API do banco disponibiliza-los. Cada lote de pagamento vai ficar visível no Leitura de retorno com o operador Webhook que indica que foi uma informação gerada automaticamente gerada pelo sistema.