Criação de Dashboards
Os dashboards serão conjunto de informações que serão apresentadas de formas agrupadas, estes conjuntos podem ser desenvolvidos de acordo com determinada área do provedor, como comercial, financeiro, operacional. Podemos também desenvolver dashboards por operador, onde todas as informações referentes à operação do mesmo poderão ser visualizadas de forma agrupada.
Para o desenvolvimento de um novo dashboard, é necessário clicar na opção DASHBOARD apresentada na tela inicial do MK BI.
Para início da nossa criação, precisamos nomear nosso novo dashboard. Esta ação é realizada clicando na informação [ untitled dashboard ] e substituindo tal informação pelo nome desejado. No exemplo que desenvolveremos, vamos nomear como Indicadores Gerais.
Em seguida, precisamos informar se este dashboard será público ou privado.
- Público: Todos os usuários com acesso ao MK BI poderão visualizar o dashboard;
- Privado: Apenas os usuários administradores e os usuários inseridos como proprietários poderão visualizar.
DICA
Para alteração de tais configurações entre público e privado, é necessário apenas realizar um clique nesta informação, que é apresentada ao lado do nome do dashboard.
A partir de agora, precisamos apenas pesquisar cada um dos gráficos que desejamos inserir em nossa dashboard, clicar e arrastar ele para o local que deseja inserir o mesmo. Para exemplificação, estaremos localizando o gráfico Faturamento e inserindo ele em nosso dash.
O procedimento acima apresentado precisará ser repetido para todos os gráficos que deseja incluir na sua dashboard.
DICA
Após ser inserido um gráfico, é possível redimensionar o mesmo posicionando o cursor na extremidade dos gráficos e arrastando para deixá-lo no tamanho correto.
Ao fim da inserção de todos os gráficos desejados em sua dashboard, será necessário apenas clicar em SALVAR para que sua nova dashboard seja registrada.
Com a criação do nosso dashboard realizada, podemos informar quem serão os proprietários do mesmo, esta função é utilizada quando o dash está com a configuração de permissão como Privado.
Para realização de tais ações, será necessário posicionar o cursor sobre o dashboard criado e clicar em Editar, em seguida, inserir no campo Proprietários todos os usuários que terão permissão de acesso à mesma.