Relatório de tráfego

Índice

Visão geral

O relatório de tráfego é um arquivo, com formatação estabelecida pela ANATEL, específico para coleta periódica de dados econômico-financeiros e técnico-operacionais de prestadoras de pequeno porte.
Esta forma de coleta entrou em vigência a partir do dia 30 de Junho de 2021. O envio dos dados é realizado através do download do arquivo no sistema, preenchimento das informações que não são coletadas e upload no site da Anatel (mesmo site onde é realizado o envio do DICI).

Pré-requisitos

O sistema precisa estar atualizado na versão 108. É necessário apenas ter sessões registradas no período selecionado, pois o arquivo vai gerar a soma do tráfego em MB de todas as conexões. A periodicidade depende do que for solicitado para o provedor, mas segundo o despacho decisório nº 30/2020/SUE é trimestral.

Gerar novo arquivo de tráfego 

ACESSO: Módulo Integradores → Menu DICI → Gerar novo arquivo de tráfego.


Informe o período e então confirme (caso o download não seja iniciado automaticamente basta clicar no link da mensagem).

Será gerado então o arquivo no formato .csv com a soma do tráfego considerando todas as conexões por estado. Caso o provedor tenha conexões somente em determinado estado somente a linha correspondente a ele será preenchida. Conforme orientação do layout do arquivo solicitado pela Anatel as linhas referentes a outros estados (onde não há registro de sessões) ficarão zeradas.

Atenção

Será considerado o estado do endereço de instalação da conexão, informado no painel Técnico em cada conexão.

Informações do arquivo

A Anatel solicita o preenchimento de três indicadores no arquivo:

  • Trafego_SCM_Total_MB - soma em MB das sessões das conexões por período, é gerado automaticamente pelo sistema.
  • Capital_Expenditure_CAPEX - investimento em bens de capital para SCM no período, deve ser preenchido manualmente no arquivo.
  • Receita_Operacional_Liquida_ROL - receita do provedor no período, deve ser preenchido manualmente no arquivo.