Configurações


Índice

Telefonia no MK Solutions

O MK Solutions possui integração com algumas empresas de telefonia que disponibilizam esse serviço:

  • SipPulse
  • Tip Brasil
  • Voip Group (VSC)
  • SaperX
  • Summit

A integração é feita através de webservices e conexões com o banco de dados. O MK é responsável pela obtenção do registro de ligações que foram realizadas e pelo lançamento das contas, referente ao consumo desses serviços pelos assinantes.

Ferramentas e vantagens da utilização da telefonia

  1. Criação dos assinantes no MK, sem necessidade de acessar o sistema das empresas para criar cadastros e contratos.
  2. Através da importação das contas é possível centralizar no MK a geração de notas fiscais, faturamento, geração de remessa e cobrança dos clientes.

Atenção

O MK apenas importa as contas geradas pelas plataformas e oferece ferramentas para que possa utilizá-las no sistema, detalhes sobre valores e histórico de ligações devem ser tratadas com o suporte da empresa contratada.

Requisitos para integração

Para que exista êxito na integração com os serviços de telefonia alguns requisitos devem ser atendidos.

  1. Comunicação entre os servidores: geralmente o MK Solutions é executado em um servidor diferente dos demais serviços do provedor. A comunicação entre o servidor em que do MK Solutions e o servidor onde estão sendo executados os serviços responsáveis pela telefonia é obrigatório.

É possível identificar problemas de comunicação analisando os seguintes aspectos.

  1. Verificar a existência de regra do firewall na rede do provedor que possa impedir a comunicação entre o servidor do MK Solutions e o servidor responsável pelos serviços de telefonia.
  2. Verificar se as portas relacionados ao serviço de banco de dados utilizado pelo serviço de telefonia estão acessíveis.
    1. O banco de dados utilizado tanto pela TIP Brasil quanto SIP Pulse é o MySQL, nesse caso a porta 3306 deve permitir conexões a partir do servidor onde encontra-se instalado o MK Solutions
  3. Verificar se os webservices estão acessíveis a partir do servidor onde encontra-se instalado o MK.
    1. Essa verificação pode ser feita utilizando o “curl”, para isso deve-se acessar o servidor, utilizando uma conexão SSH e executar o comando no prompt, caso exista algum problema na requisição será exibido o erro encontrado ao tentar realizar a requisição.
      1. Alguns erros prováveis: acesso negado ao tentar requisitar o recurso (Erro 403) e o recurso não existe (Erro 404)
  4. Em algumas situações, mais difíceis de ocorrer, problemas de permissão podem estar restritos apenas a aplicação, isso deve ser considerado caso com todas as liberações OK ainda exista problema de comunicação entre o servidor do MK e o servidor que executa os serviços de telefonia.

Observação

Estas checagens devem ser feitas pela sua equipe técnica para garantir que todas as ferramentas da integração funcionem corretamente.

Configuração

Cadastro da plataforma

O primeiro passo é registrar no MK a plataforma que deseja utilizar. Acessando a área de Configurações → Menu Telefonia

Existem telas de configuração para cada uma das plataformas, adequadas de acordo com as configurações necessárias.

 

Algumas configurações são comuns para todas as empresas que são as definições dos seguintes dados:

  • Código do país
  • Código de área
  • Prefixo DDD
  • Prefixo DDI
  • Domínio

Os demais campos da tela de configurações estão relacionados a URL base para acesso aos webservices fornecidos pelas empresas e dados para efetuar conexão com o banco de dados utilizado pelo serviço. Preencha as informações de acordo com os dados fornecidos pelo suporte da plataforma contratada.

TIP BRASIL

Caso opte pela contratação da Tip Brasil a configuração é feita pelo nosso suporte. Através de ticket pode solicitar a inserção dos dados.

SUMMIT

Caso opte pela contratação da Summit, preencha os dados identificação, IP, porta, usuário e senha do FTP para importação do faturamento e licença padrão. Na versão atual o MK tem integração com as licenças RE, ST e SXTambém é possível selecionar a categoria padrão, assim todos os assinantes que forem criados terão esta sugestão de categoria como default, facilitando o preenchimento dos dados.


Caso as informações não estejam configuradas o sistema não conseguirá buscar os extratos nem sincronizar os assinantes.


Cadastro dos planos de acesso

Todas as plataformas disponibilizam acesso aos sistemas próprios. Através do acesso disponibilizado é necessário criar planos de acesso, ou configuração equivalente, para que os assinantes possam fazer as ligações.

É neste momento, com auxílio do suporte da plataforma escolhida, que pode definir como será feita a cobrança, se serão utilizadas franquias, etc. Após a conclusão desta configuração pode inserir no MK o plano de acesso correspondente:

Em Configurações → Menu Técnico → Menu Técnico - clique para incluir um novo plano e no campo "Tipo" selecione a opção "Telefonia", em "Plataforma" escolha "Tip" e no campo "Vínculo" informe o código do plano de acesso que cadastrou na plataforma.

É este vínculo que vai fazer com que o contrato criado no MK seja sincronizado com o banco de dados da plataforma de telefonia com o plano de acesso equivalente.

Pode avançar as telas para concluir a criação do plano de acesso.

No campo “Meses de contrato” deve ser informada a duração do plano. Como a telefonia é pós-paga, o cliente primeiro faz as ligações e após recebe a cobrança delas, não existe uma duração pré-definida. Então informe 0 neste campo.

O mesmo ocorre com a área “Valor mensal” preencha 0 também para que seja considerado o valor importado das ligações.

 

A configuração para geração de notas fiscais é obrigatória para que seja feita a criação de contratos para os planos de telefonia. Converse com a sua contabilidade para definir os dados.

Cadastro das regras de vencimento

Cadastre os vencimentos pós-pagos que serão utilizados para os assinantes.

Exemplo: os assinantes farão ligações do dia 1 ao dia 30 e terão na fatura com vencimento no dia 5 o valor total. Este período de datas deve ser acordado junto com a plataforma escolhida. Precisa ter regras do tipo pós pagas para utilizar nos contratos de telefonia, assim após o período de utilização destes clientes as contas serão fechadas e importadas para o MK: Configurações → Menu Financeiro → Regras de vencimento.

Material de apoio: https://documentacao.mksolutions.com.br/pages/viewpage.action?pageId=6783481

Cadastro dos números virtuais

Cada assinante vai receber um número virtual, um número telefônico em que serão geradas as cobranças. É necessário adquirir estes números com a plataforma e após cadastrá-los no MK:

Módulo Integradores → Menu Telefonia → Submenu Números virtuais. Clique no ícone + para incluir o número virtual que adquiriu, selecione a plataforma e preencha as informações solicitadas.

Nesta tela também pode fazer a importação de uma planilha com todos os números virtuais, para isso basta criar um arquivo no Excel com os números virtuais em linhas e salvar no formato .csv

SIPPULSE

Caso tenha optado pela plataforma SipPulse não é necessário fazer o cadastro dos números virtuais.


SAPERX

Caso tenha optado pela plataforma SaperX o formato do arquivo (a partir da versão 108 do MK) é diferente. Deve ser criado como TXT (pode ser utilizado o bloco de notas, por exemplo) seguindo exatamente este padrão:

DDI; DDD; NÚMERO; IBGE DO ESTADO; IBGE DA CIDADE

Exemplo:


SUMMIT

Caso tenha optado pela plataforma Summit no cadastro do número virtual também é possível informar a Partição. Assim ao criar um assinante vão ser listados os números virtuais da mesma partição selecionada para o cliente.