PIX: Santander
Índice
Visão geral
O MK erp possui integração com a API do Pix Santander. Nesta modalidade os valores Pix pagos pelos clientes são depositados diretamente na conta corrente do provedor. O processo de uso da API Pix do Santander exige que o provedor gere certificados específicos que devem ser enviados para o gerente e upados no mk erp. Nesta documentação vamos passar sugestões para que faça a geração destes certificados e como ativar a configuração da profile de pagamento.
Pré Requisitos
Sistema na versão 109.70 - MK4 (veja informações sobre a migração em nosso canal no YouTube)
Profile V2 homologada do Santander
Acesso ao sistema e SAC web em https (recomendado)
Certificado digital .PFX com o mesmo CNPJ da conta Santander e validade de no mínimo 12 meses
Extração da chave privada .PEM do certificado
Extração da chave pública .PEM do certificado
Extraindo as chaves do certificado digital
DICA
Não é obrigatório seguir este modelo para exportação das chaves, caso tenha conhecimento de outras formas de geração, pode ignorar as etapas abaixo.
Acesse o disco local C em seu computador e crie uma pasta chamada OpenSSL, dentro desta pasta crie uma nova chamada SSL. O diretório deve ser exatamente este: C:\OpenSSL\SSL
Faça o download do OpenSSL clicando neste link, a versão é a 1.1 Portable. Extraia da pasta compactada e salve no seu computador no diretório de sua preferência. No exemplo abaixo foi salvo dentro da pasta Documentos:
Na mesma pasta onde salvou o OpenSSL (a pasta vai ficar com o nome OpenSSL-1.1.1h_win32) coloque o seu certificado digital (caso o nome do certificado tenha espaçamentos na descrição é recomendado que renomeie ele e retire os espaços):
Abra o terminal openssl como administrador:
Extraindo a chave pública
Execute no terminal:
pkcs12 -in "CertificadoDoProvedor.pfx" -nokeys -out "ChavePublica.pem"
Onde:
CertificadoDigital.pfx - substitua pelo nome e extensão do seu certificado digital
ChavePublica.pem - substitua pelo nome que deseja utilizar para a chave pública
Após rodar o comando o terminal vai solicitar a senha do certificado:
Basta informar e então se estiver correta a chave publica vai ser criada dentro da mesma pasta OpenSSL-1.1.1h_win32.
É esta chave que deve ser enviada para o Santander.
Extraindo a chave privada
Execute no terminal:
pkcs12 -in "CertificadoDoProvedor.pfx" -nocerts -out "ChavePrivada.pem" -nodes
Onde:
CertificadoDoProvedor.pfx - substitua pelo nome e extensão do seu certificado digital
ChavePrivada.pem - substitua pelo nome que deseja utilizar para a chave privada
Após rodar o comando o terminal vai solicitar a senha do certificado:
Basta informar e então se estiver correta a chave privada vai ser criada dentro da mesma pasta OpenSSL-1.1.1h_win32:
Após gerar o arquivo chave privada, é possível executar o seguinte comando para remover o cabeçalho do arquivo:
rsa -in "ChavePrivada.pem" -out "ChavePrivada_final.pem"
Antes da execução do comando, esta é a forma do arquivo:
Após a execução do comando, ela ficará dessa forma:
É esta chave que será utilizada no upload na profile de pagamento do Santander no sistema MK.
Cadastro Pix Santander
A equipe de desenvolvimento do mk erp já fez testes de pagamento com o Santander durante a criação da integração, por isso o sistema é considerado como já homologado. Assim basta solicitar para a agência as chaves de produção para inserir na profile. Deve ser utilizada uma conta (profile Santander v2) já cadastrada no sistema.
PROFILE SANTANDER
Atenção! Caso não tenha nenhuma profile do Santander no layout v2 homologada em seu sistema entre em contato com a equipe de suporte a homologação bancária para iniciar o processo.
É necessário efetuar um novo cadastro da Api Pix (Ambiente de produção) no Portal do Desenvolvedor Santander, sendo o primeiro passo fazer o upload do certificado (chave pública extraída anteriormente).
Dentro de alguns instantes a solicitação é aprovada e já é possível conferir as credenciais (cliente ID e cliente secret).
Configuração da profile de pagamento em ambiente de produção
ACESSO: Configurações → Menu Financeiro → Submenu Profile de Pagamento → Boleto MK Ver. 2 - Edição, localize a profile do Santander e então vai estar disponível a área PIX para inserir a configuração:
Importante
O cadastro dos dados de produção é de responsabilidade exclusiva do provedor!
Preencha os seguintes campos:
Chave PIX: chave Pix da conta Santander, consultada/cadastrada no internet banking do Santander, se tiver dúvidas na geração consulte o seu gerente de conta;
Credenciais: seleção da credencial utilizada na conta/profile de pagamento. Clique em Cadastrar credenciais PIX para inserir os dados de produção;
Status: selecione a opção:
Produção
Hab. testes:
Sim: pode utilizar esta opção para realizar um teste de pagamento, dessa forma a geração do QRcode vai ser permitida somente para um cadastro selecionado como Cliente Homologação;
Não: liberado para todos os clientes;
Cliente Homologação: selecione o cadastro do cliente que deseja utilizar para o teste de pagamento;
Testar comunicação: teste de comunicação com o Santander para confirmar se a chave e credenciais estão corretas (clique para executar somente após inserir os dados conforme instruções abaixo);
Cadastrar credenciais PIX: ao clicar neste botão será aberta nova janela onde deve ser inserida a configuração com as chaves de produção.
client_id: credencial de produção enviada pelo Santander;
client_secret: credencial de produção enviada pelo Santander;
path_cert_client: chave pública .PEM extraída do certificado digital do provedor (a mesma que foi enviada pelo Portal do Desenvolvedor para gerar as credenciais);
path_key_cliente: chave privada .PEM extraída do certificado digital do provedor
Testar comunicação
Para confirmar que as credenciais estão corretas utilize a ferramenta Testar comunicação:
Pronto! A sua profile Santander está com o Pix ativo 😊
🆕 Webhook Santander
A partir da release 81 foi implementado o recebimento de pagamentos Pix via rotina webhook, disponibilizado pela API PIX do Santander. Essa rotina notifica e atualiza o status das transações em tempo real, não sendo mais necessário aguardar a rotina agendada para baixa das faturas.
Ativação e consulta
ACESSO: Configurações>Financeiro>Profiles de pagamento, opção Boleto MK Ver. 2 - Edição
Nessa tela foram inseridas as informações do Webhook, trazendo após a atualização a situação como INATIVO. Ao clicar na opção ATIVAR WEBHOOK, a rotina vai pegar a URL que o ERP está usando e cadastrar na api do banco, sinalizando que será essa URL que vai receber os Webhooks.
Ao utilizar a opção CONSULTAR WEBHOOK, será informada a chave pix, a data de criação, status e a URL do Webhook, sinalizando que está OK para utilização.
A ativação do Webhook só vai acontecer em ambientes com DNS, ambientes que operam por número de IP não conseguirão realizar a ativação com sucesso, obtendo mensagem de erro no processo.
Em casos de troca de DNS, basta ativar novamente o Webhook dentro da profile, que a URL será atualizada no banco.
Pagamentos via Webhook
Após a ativação do Webhook, as liquidações serão processadas instantaneamente, marcando já a fatura como liquidada e lançando o histórico com o operador Webhook.
Mesmo com essa opção ativa, as rotinas de liquidação do Pix avulso continuarão a executar normalmente para capturar qualquer liquidação que por algum motivo análogo não seja capturado pelo Webhook.