Geração de Remessa
Índice
Visão Geral
Conceito
Remessa é um arquivo gerada com base nos manuais dos bancos, que possui cnab 240 ou 400 para que seja processado ao banco com o objetivo de registrar novos boletos gerados, baixar um alterar um boleto já registrado no banco. Este arquivo deve ser gerado no MK e depois enviado ao banco.
Pré-requisitos
Para registro de novos boletos:
Ter boletos gerados no MK, nas seguintes condições:
Não possuir remessa gerada;
Liquidado = Não
Suspenso = Não
Não possuir filtro de remessa já gerado;
Para baixa de boletos:
Não possuir filtro de remessa já gerado;
A baixa deve ser habilitada junto à profile de pagamento, na configuração a seguir:
Realizar uma nova remessa
ACESSO: Módulo Financeiro → Menu Remessas
Deverá ser realizado o filtro com base nos seguintes campos:
Tipo de remessa:
Normal (todos os registros) - Neste caso irá incluir novos boletos a serem registrados, baixas e alterações;
Somente baixas e alterações - A baixa e alteração é utilizada nos casos em que o boleto já está registrado no banco, porém precisa ser removido ou alterado.
Somente novos registros
Tipo de profile:
Boleto bancário
Débito bancário
Profile
Data inicial e data final - Período de vencimento que deseja filtrar. Por exemplo, deseja enviar remessa dos boletos que vencem entre 01/01/2040 à 31/01/2040.
Tag - Este é um filtro opcional. No cadastro de clientes você pode definir uma tag, então utilizando este filtro irá filtrar apenas os boletos de clientes que possuem a tag selecionada.
Por exemplo, se deseja gerar remessa apenas de clientes de determinada cidade, poderá incluir uma tag nos clientes desta cidade
Observação
O comando de baixa de um boleto é enviado para a remessa através da ferramenta destacada na imagem a seguir, que fica no painel financeiro do cliente, na moeda de faturas.
Após definir os filtros, basta clicar no botão confirmar.
Os boletos filtrados serão listados para conferência, apresentando quantidade e valor total de boletos.
Neste local é possível realizar algumas operações antes de efetivar a remessa, são elas:
Remover clientes inadimplentes a determinado número de dias. Para isso informe no campo destacado a seguir o número de dias de inadimplência desejado. Logo, os boletos vencidos de acordo com o prazo definido serão ignorados na efetivação da remessa.
Inserir manualmente uma fatura no filtro.
Por exemplo, determinado cliente possui uma fatura que não se encaixou nos filtros definidos, mas mesmo assim você deseja enviá-la na remessa, então basta selecioná-la através desta ferramenta. É possível realizar a busca pelo código da fatura ou nome do cliente.
Suspender um boleto da remessa: Neste caso este boleto não será enviado nesta remessa, mas permanece ativo no cadastro do cliente. Na coluna suspenso da remessa, conforme imagem a seguir, ele terá o status alterado para sim. Para suspender um boleto da remessa, basta selecionar um ou mais boletos na lateral direita, e acionar o botão suspender registro selecionado.
Remover suspensão dos registros selecionados: Através desta opção é possível reabilitar um boleto que foi suspenso da remessa através da ferramenta anterior. Para remover a suspensão, basta selecionar um ou mais registros suspensos e acionar o botão remover suspensão.
Após realizar os filtros e conferir os valores de sua remessa, basta efetivar através do botão Gerar arquivo de remessa.
Então será apresentada uma barra de progresso, conforme imagem abaixo, e será realizado automaticamente o download da remessa em seu computador, na pasta de downloads configurada em seu navegador.
Pronto! O arquivo está gerado em seu computador, agora é só enviá-lo para o banco de acordo com as orientações do seu banco.
Atenção
No dia seguinte ao envio da remessa, seu banco irá disponibilizar um arquivo de retorno com o resultado desta remessa, que poderá ser entrada confirmada ou rejeição. Esteja atento a este retorno, pois caso tenha alguma rejeição é necessário verificar os motivos e tratar de acordo com o manual do banco (pode ocorrer em casos de erros cadastrais, por exemplo).
Lembre-se que na cobrança com registro é obrigatório o processamento da remessa ao banco, caso o cliente tente pagar um boleto que não está registrado no banco poderá ter inconsistências.
Anular uma remessa
Para remover uma remessa já gerada, é possível utilizar a ferramenta anular remessa. Neste caso, o boleto fica disponível para novo filtro de remessa.
Realizar o download de um arquivo já gerado
É possível realizar o download novamente de um arquivo já gerado, através da ferramenta a seguir.
Observação
A ferramenta recriar utilize apenas com orientação do nosso suporte.
Pesquisando remessas geradas
É possível consultar remessas já geradas através da pesquisa avançada, selecionado o período de geração da remessa desejado.